Como saber o tamanho ideal da cortina

Uma das maiores dúvidas no momento de escolher uma cortina é como saber a medida ideal para o ambiente, e para ajudar você nesse momento de escolha, preparamos algumas dicas bem simples:

Largura

O ideal é que a cortina, após instalada, fique com pelo menos 20cm de sobra para cada lado da janela. Isso garante que a luz solar não passe pelas laterais e cria maior harmonia ao ambiente. Para isso, basta que o varão tenha 40cm a mais que a janela. Exemplo: Para uma janela de 1,20m de largura, utilize um varão de pelo menos 1,60m.

Outro fator importante é a largura real da cortina, ou seja, a largura de cada parte da mesma quando esticada. É importante que a largura real seja pelo menos 50% maior que o varão, para garantir um mínimo de franzimento. Quanto mais larga a cortina, maior o franzimento e consequentemente mais elegante ela fica no seu ambiente.

Em todos os nossos produtos informamos junto à descrição uma indicação de tamanho máximo de varão para cada medida. Essa informação também pode ajudar, garantindo que você não adquira um produto menor que o necessário, o que pode não agregar o devido valor ao ambiente. Em caso de dúvida, você pode entrar em contato conosco que ajudamos a escolher o tamanho ideal.

Altura

A altura da cortina depende de como é seu ambiente. Caso a parede seja alta e tenha bastante espaço entre a janela e o teto, procure instalar de forma centralizada. Já se a parede for baixa, instale bem acima da janela, para não dar a impressão de uma janela achatada. Você também pode instalar a cortina bem próxima ao tento, dando ao ambiente uma aparência ampliada.

As cortinas longas geralmente são mais elegantes, mas a altura vai depender do ambiente onde as mesmas serão utilizadas. No caso de se optar por uma cortina até o chão, cabe a você definir se ela vai tocar o chão ou não. Se tocar, tome cuidado para que a mesma não atrapalhe a circulação nem acumule sujeira. Uma dica é garantir que ela toque levemente o chão, assim não há problemas de sujeira, e o caimento fica correto.

Caso não seja possível tocar o chão, casos em que há móveis na frente, opte por cortinas curtas que se aproximem dos móveis, mas nunca sobrando sobre eles.

 

 

Esperamos que essas dicas simples possam auxiliar você a escolher a medida ideal para tirar o máximo de proveito do efeito das cortinas para o seu lar.


Precisa de ajuda para escolher a cortina ideal? Basta entrar em contato conosco clicando aqui.

Precisa de uma cortina sob medida para o seu lar? Também fazemos peças sob medida, para se adequarem às suas necessidades. Basta entrar em contato conosco clicando aqui.